De acordo com dados de 2022, perto de 1 em cada 100 portugueses (0,8%) tem dependência alcoólica e todos os anos morrem entre 2000 a 2.500 portugueses por doenças atribuíveis ao álcool, estimando-se, em média, uma perda de 12 anos potenciais de vida”.
Com uma cultura de consumo de álcool enraizada na sociedade, Portugal apresenta-se como um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde o consumo médio anual de álcool é mais elevado.
O consumo de álcool excessivo tem consequências negativas para a saúde, incluindo problemas no fígado, sistema gastrointestinal, coração, pâncreas, cérebro, visão e função sexual. Agrava ainda complicações nos doentes diabéticos, é responsável pela diminuição das defesas, anomalias congénitas na gravidez e aumento de risco de várias formas de cancro. Além disso, aumenta o risco de acidentes de viação, casos de violência e morte prematura. Não esquecer também que o consumo excessivo do álcool tem um impacto na vida profissional, com perda de produtividade e acidentes de trabalho.
Felizmente, há um crescente reconhecimento do problema e um aumento dos esforços para abordá-lo. Uma das principais formas de abordar o problema é reconhecer os sinais de alerta de forma a poder atuar rapidamente.
Conheça agora os 7 sinais de alguém que está dependente de álcool.
Desejo intenso de consumir álcool
Uma das principais características da dependência de álcool é o desejo intenso de beber, mesmo que a pessoa saiba que isso pode ser prejudicial à sua saúde.
Dificuldade em controlar o consumo de álcool
As pessoas dependentes de álcool muitas vezes acabam por consumir mais do que pretendiam e apresentam dificuldade em controlar esse consumo. Muitas vezes os esforços acabam por ser mal-sucedidos porque não conseguem controlar ou porque só o conseguem fazer por pouco tempo e de forma inconsistente.
Tolerância ao álcool
Outro sinal de dependência de álcool é a tolerância cada vez maior à substância, ou seja, o indivíduo precisa de quantidades cada vez maiores de álcool para sentir os mesmos efeitos que antes.
Sintomas de abstinência
Quando a pessoa não consome álcool, verificam-se sintomas de abstinência, como tremores, suores, náuseas, ansiedade e até convulsões.
Mudanças no comportamento
A dependência de álcool também pode afetar o comportamento da pessoa. Ela pode-se tornar irritada, agressiva ou deprimida com mais frequência e pode ter problemas em manter relações pessoais e profissionais.
Priorização do álcool
Quando o consumo de álcool se torna gradualmente na principal prioridade da vida, podendo chegar a negligenciar outras responsabilidades como trabalho, estudo e família.
Esconder o consumo de álcool
As pessoas dependentes de álcool podem tentar esconder seu consumo de outras pessoas, bebendo em segredo ou mentindo sobre a quantidade que consumiram.
A dependência de álcool é uma doença e deve ser tratada como tal. Se acha que está numa situação de dependência de álcool ou conhece que apresenta alguns destes sinais, procure ajuda de um profissional.
Na Clínica Princípio a desintoxicação física de álcool pode ser feita em ambulatório com a duração de 7 dias ou internamento psicoterapêutico com a duração de 28 dias (no Hospital Monsanto). Após a conclusão deste processo o indivíduo, está fisicamente liberto da substância consumida e preparado para iniciar a recuperação/reabilitação a nível bio-psico-social e posteriormente retomar a sua atividade familiar e profissional, continuando a recorrer a consultas ambulatórias.
Precisa de ajuda? Entre em contato.