O que é a psicoterapia?

A psicoterapia consiste num conjunto de técnicas e meios para analisar e intervir nos problemas emocionais, comportamentais e/ou transtornos mentais. Na psicoterapia, o psicoterapeuta (psiquiatra com formação ou  psicólogo), através da mediação verbal ou emocional, conduz o seu cliente a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar-lhe a aprendizagem de novos comportamentos para lidar com as suas dificuldades.

Quais as diferenças entre psiquiatra e psicólogo?

Podem ser identificadas diferenças importantes e embora estes profissionais possam trabalhar em campos ligados à saúde mental e compartilhem da missão de atender pessoas que anseiam por mudanças em relação ao que fazem, ao que sentem e ao que pensam. Tais diferenças concentram-se na formação do profissional, no modo de compreender o complexo fenómeno do comportamento humano e, consequentemente, nos métodos de intervenção.

O Médico Psiquiatra é um profissional com formação em Medicina e com especialização em Psiquiatria. Desta forma, está preparado para lidar com os mais variados transtornos mentais (depressão, psicoses, etc.). As principais formas de intervenção utilizadas por este profissional são a prescrição de medicamentos como antidepressivos, ansiolíticos e outros psicofármacos e a psicoterapia, quando obteve formação para isso.

O Psicólogo é um profissional que concluiu a graduação em Psicologia, podendo atuar na área clínica (e fazer avaliações psicológicas e psicoterapias), organizacional, educacional ou outras.

Na Clínica Princípio praticamos dois tipos de psicoterapia:

 

Marcar consulta