Internamento como parte do tratamento

 

A Clínica Princípio organizou, em colaboração com Hospital Monsanto, um internamento de desintoxicação e psicoterapêutico, com uma duração aconselhada até 4 semanas, para pessoas com síndrome de dependência do álcool, de tabaco, de drogas, perturbações emocionais, depressões graves, perturbações de personalidade, psicoses e outras, que não conseguem recuperar nem manter-se em recuperação em regime de ambulatório, ou que não conseguiram tratar-se em internamentos anteriores.

Desde a sua fundação em 1962, o Hospital Monsanto congregou entre sócios e colaboradores, prestigiados psiquiatras, enfermeiros e profissionais de saúde de reconhecida competência no meio.

A estrita observância da satisfação dos padrões de qualidade previamente definidos faz com possa contar com uma estrutura multidisciplinar (Médicos, equipa de Enfermagem, Serviços Farmacêuticos e Serviços de Psicologia Clínica), composta por profissionais com elevada diferenciação, vocacionados e orientados para prestar cuidados de saúde diferenciados, com eficiência e qualidade, de forma a servir melhor o paciente, através de um acompanhamento personalizado desde o seu primeiro contacto no tratamento e acompanhamento em ambulatório e pós alta.

A nossa missão é a prestação de cuidados em saúde mental. Aplicando os mais recentes conhecimentos e técnicas de tratamento, pretende atingir a satisfação e o reconhecimento dos pacientes e dos colaboradores.

Os nossos valores são o rigor, a inovação, o dinamismo, assegurar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos nossos clientes.

Temos como visão ser uma unidade privada de saúde de referência no país, quer pela eficiência e eficácia da utilização dos recursos, quer pela qualidade técnica e humana dos profissionais.

 

DESINTOXICAÇÃO DE ÁLCOOL/DROGAS

 

Recomendado para casos de menor gravidade. Com a duração de 7 dias em regime de internamento, este programa permite efetuar uma desintoxicação física indolor. Após a conclusão deste processo o utente, está fisicamente liberto da substância consumida e preparado para iniciar a recuperação/reabilitação a nível bio-psico-social.

Após esta fase, o utente pode retomar a sua atividade familiar e profissional, continuando a recorrer a consultas ambulatórias.

DESABITUAÇÃO E REABILITAÇÃO DA DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL

 

O Programa de Desabituação e Reabilitação da Dependência de Álcool foi introduzido no Hospital Monsanto em 2008, e conta com a experiência acumulada do Prof. Doutor Domingos Neto, Diretor do Centro de Alcoologia do Sul (CRAS) durante 12 anos, onde internou mais de 3000 doentes.

Permite conciliar no mesmo tratamento, a desintoxicação física e a reabilitação psicossocial, através de uma intervenção intensiva em regime de internamento, num período que poderá variar entre 7 a 28 dias e que se prolongará em regime de ambulatório com o Programa de Prevenção de Recaídas.

O modelo terapêutico do tratamento é uma adaptação do Modelo Minnesota que inclui psicoterapia emocional. Este pretende criar um novo projeto de vida, feliz e saudável, com abstinência total de dependências.

  1. O tratamento funciona de acordo com três áreas de intervenção: Área médica, atribuída ao Prof. Doutor Domingos Neto e ao Dr. Francisco Henriques, que se ocupam do tratamento medicamentoso e da desintoxicação física do álcool. Os médicos estão em presença por um período adequado durante seis dias por semana, ficando em regime de contacto nos intervalos.
  2. Área de enfermagem, com uma equipa de serviço 24 horas por dia.
  3. Área psicoterapêutica, constituída pelo Prof. Doutor Domingos Neto, Dr. Francisco Henriques e Psicóloga Clínica Dra Filipa Noronha.

Esta área ocupa-se das atividades terapêuticas do internamento nomeadamente na realização e orientação dos grupos terapêuticos, psicoterapia emocional, palestras educativas, leituras e trabalhos terapêuticos, conferências, sessões de informação com famílias e sessões de relaxamento. O programa prevê também o acompanhamento e transporte às reuniões de Alcoólicos e Narcóticos Anónimos.

INTERNAMENTO EM CASOS DE PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS

 

Recomendado para casos graves de ansiedade, depressão e todas as doenças psiquiátricas. Disponível 24 horas, 7 dias por semana, o Hospital Monsanto tem a capacidade de aceitar qualquer situação de urgência, mesmo os casos mais complexos como perturbações borderline, esquizofrenias, perturbações do comportamento alimentar (anorexia e bulimia).

O internamento pode durar até 28 dias e é composto por três áreas interligadas:

  • Tratamento médico e de enfermagem
  • Abordagem psicoterapêutica do doente
  • Abordagem familiar

 

Marcar consulta