Ansiedade

O que é?

É uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, preocupação, insegurança, normalmente acompanhados por alterações físicas como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, sudação, secura da boca, tremores e tonturas.

É um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, mas quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde, ou seja, numa doença psicológica. A ansiedade enquanto perturbação psicológica torna-se extremamente incapacitante e limitadora.

Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. Quando bem controlada, a ansiedade atua sobretudo como estimulante. Em excesso, a ansiedade causa sofrimento desnecessário.

Existem diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes:

• Doença obsessiva compulsiva
  • Stress pós-traumático
  • Pânico
  • Agorafobia – ansiedade generalizada, ansiedade social ou ansiedade da separação.

O que pode causar a ansiedade?

Em alguns casos, a ansiedade poderá ter uma causa evidente. Por outro lado, existem outros casos em que a ansiedade parece não ter causa aparente. Quando isso sucede, o facto de o paciente não conseguir identificar a causa da sua ansiedade, tende a aumentá-la ainda mais. Por esse motivo, um dos aspectos importante no tratamento da ansiedade é a identificação dos factores que a desencadeiam. No entanto existem algumas causas mais comuns:

• Ocorrência de experiências stressantes e a incapacidade de lidar com elas;
  • Consumo de álcool, drogas, chá, café, tabaco e alguns medicamentos;
  • Dificuldades da vida são habitualmente factores que desencadeiam ansiedade, e nos casos agudos, angústia.
  • Dificuldades pessoais de inserção na sociedade;
  • Conflitos interiores no domínio afectivo, emocional e sexual.

Como se manifesta a ansiedade?

Os sintomas mais comuns da ansiedade são as sensações de apreensão ou preocupação, de impotência, de medo ou pânico. Estas sensações associam-se frequentemente a sintomas físicos como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores, sensação de fadiga, entre outros.

Os diferentes tipos de ansiedade apresentam manifestações específicas:

• Os ataques de pânico podem começar de forma súbita, causando sintomas físicos muito fortes, quase de asfixia;
  • As fobias sociais ocorrem em circunstâncias de exposição social ou pública;
  • Na doença obsessiva compulsiva ocorrem pensamentos persistentes e um desejo incontrolável de repetir, sem razão aparente e sem propósito, um determinado acto;
  • No stress pós-traumático, o paciente sente que está reviver uma experiência traumática, referindo reacções emocionais e físicas muito intensas.